QUANDO OS JOVENS NÃO TINHAM VOZ, NEM VEZ – JESUS NO CONFLITO DE GERAÇÕES

Capa - Quando Os Jovens Não Tinham Voz, Nem Vez

Páginas: 144

ISBN: 9788532645470

Edição: 1ª

Lançamento: 2013

Editora: Vozes

Três diferenças sempre existiram entre as pessoas, em todas as sociedades. São as diferenças entre homens e mulheres, autóctones e estrangeiros, e entre adultos e jovens. Nunca houve sociedade, primitiva ou moderna, em que elas não existissem. Às vezes, essas diferenças se transformam em desigualdades ou até em discriminação. Nem sempre. Existem outras diferenças entre as pessoas. Várias delas são até recorrentes entre várias sociedades, mas só estas três são universais: sexo, nacionalidade e idade.

Na Bíblia, há dois mil anos atrás, os relatos dos evangelistas mostram Jesus envolvendo-se com a situação das mulheres, dos estrangeiros e dos jovens. Não para negar essas diferenças, nem para reivindicar uma política afirmativa de cotas, direitos minoritários etc. Ele intervia para que essas diferenças fossem fonte de riqueza, crescimento e diversidade. E não de opressão.

Nos tempos da Bíblia, como sempre e em toda parte, os jovens viviam, sentiam e pensavam diferente dos adultos. Os evangelhos privilegiaram os adultos, mesmo em episódios em que os jovens são personagens centrais. Os únicos a falar são pais, vizinhos e parentes. Os jovens não têm voz, nem vez. Mas Jesus mostrou muito interesse pelos jovens, mais do que pelos idosos.

Este livro resgata os jovens nos evangelhos. Sua atenção está na humanidade de Jesus e dos jovens que encontrou. Ele não entra em discussões religiosas, doutrinais ou de fé. Seus episódios apresentam os encontros de Jesus com jovens. Eles exploram o texto grego original, a cultura hebraica daquele tempo, o lugar e as preocupações da juventude na sociedade.

Para os jovens, as reflexões deste livro são como um alimento espiritual, destinado a quem busca sua humanidade e identidade. Os capítulos podem ser lidos em qualquer ordem, hora ou lugar. Não causam indigestão. São doze receitas de mestre. Têm sabor, saber e sabedoria. Bom apetite.