JARDINS BOTÂNICOS DO BRASIL

Jardins Botânicos do Brasil

 

Páginas: 351

ISBN: 978-85-85371-82-1

Edição: 1ª

Lançamento: 2009

Editora: Metalivros

 

 

Primeiro livro completo e fartamente ilustrado sobre o tema, Jardins Botânicos do Brasil é resultado de quatro anos de pesquisa do ecólogo Evaristo Eduardo de Miranda e traz ao leitor a oportunidade única de conhecer os 34 jardins botânicos brasileiros da atualidade.

Os Jardins Botânicos do Brasil representam um universo de situações, histórias e contextos quase tão amplo quanto à biodiversidade que abrigam e preservam. Existem jardins botânicos de poucos hectares e outros com várias centenas. Há jardins planejando um herbário e outros com dezenas de milhares de exsicatas. Alguns existem há mais de dois séculos e outros foram criados há poucos anos. Em termos de documentação, alguns Jardins Botânicos ainda não tiveram condições de elaborar um folder ou organizar seu site na Internet, enquanto outros já foram objetos de dezenas de livros, centenas de artigos e milhares de reportagens.

Este livro reúne e apresenta, pela primeira vez, o mosaico complexo e surpreendente desses tesouros da biodiversidade local e planetária, espalhados pelo território nacional. Ele propõe ao leitor uma viagem pelo tempo e pelo espaço dos Jardins Botânicos do Brasil, apresentados de forma equilibrada e despersonalizada, respeitando ao máximo o material e as informações fornecidas por seus responsáveis, disponíveis na Internet e disponibilizadas pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Além de textos sobre a história e atuação de cada jardim, a obra reúne quase 300 imagens, a grande maioria inédita e de autoria de Fabio Colombini, fotógrafo especializado em natureza. Este livro é uma oportunidade única de se conhecer o conjunto dos jardins botânicos, com informações homogêneas, atuais, ilustradas e relevantes.

O leitor andará pelos caminhos aplainados de seus objetivos compartilhados: pesquisa científica, conservação da natureza e educação ambiental. Que esta visita aos jardins botânicos brasileiros traga ao leitor o desejo de conhecer alguns deles in loco ou pela documentação eletrônica e impressa referenciada. Ou ainda trazendo-os para casa, ao adquirir mudas e sementes, plantando-as em seu jardim botânico particular, na calçada ou em uma praça abandonada.

1 comment for “JARDINS BOTÂNICOS DO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *