A FORMA DOS PERFUMES

GLICINEA2

(17/06/2014)

Evaristo Eduardo de Miranda

A maioria dos insetos cheiram com as antenas. Nelas está a sede do seu odorado. Quando uma formiga descobre uma fonte interessante de alimento, ela volta ao ninho para avisar suas colegas. Seu primeiro cuidado é o de marcar o caminho com uma linha regular de pontinhos odorantes. Ela não usa pedrinhas, nem GPS, nem migalhas de pão. Ela traz dentro de si, os recursos para indicar o caminho. Ao caminhar para o formigueiro, ela vai tocando o solo em intervalos regulares com a ponta de seu abdome. A cada toque, ela secreta uma substância perfumada que impregna a trilha durante alguns minutos. Se outra formiga cruzar esse rastro, ela mudará de rota e partirá em busca dessa comida.

Como faz essa nova formiga para saber de que lado deve ir na pista tracejada de odores? Direita ou esquerda? Elas nunca erram. Basta observar uma formiga caminhando. Ela avança tateando o chão e o ambiente com suas antenas. Porque esse tatear constante do odor? Para verificar a sua forma. Na vida cotidiana dos insetos, a forma dos odores tem um sentido muito prático, algo inimaginável para humanos. Os pontos de odor deixados pela formiga têm a “forma” de uma vírgula, orientada na boa direção. São como setas. Tateando o chão, as folhas, as cascas das árvores, o vento e as pedras com as antenas, os insetos detectam a forma dos odores. Eles distinguem odores finos, duros, amplos, quadrados, pontudos, circulares etc.

As antenas dos machos também captam os perfumes dos hormônios das fêmeas convidando para o amor e a reprodução. Bastam algumas moléculas, flutuando em centenas de metros cúbicos de ar, e os bravos cavalheiros já percebem a presença de uma fêmea, situada as vezes a quilômetros de distância. Ela será encontrada, inclusive, contra o vento. Não há risco de engano. Talvez ocorra uma certa promiscuidade e concorrência com outros candidatos. As antenas dos machos são especializadas em detectar apenas os hormônios das fêmeas de sua espécie. Outros odores e perfumes tentadores serão ignorados, pouco importa sua forma ou fragrância. As antenas são como uma parabólica que só recebesse os dados de um único canal de televisão.

 

 
<\div>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *