ORAR PELO BISPO


(8/7/2005)

Evaristo Eduardo de Miranda

Ubi episcopus – ibi Eclesia. Onde está o bispo, está a igreja. Qual o sentido da antiga fórmula cristã? Para alguns, o bispo é a cabeça da igreja particular. Para outros, ele representa o colégio episcopal junto a uma igreja local. Esses posicionamentos e a fórmula articulam as dimensões universal e particular do episcopado. No documento Apostolos suos, João Paulo II afirmou: o Colégio dos Bispos constitui uma realidade anterior a do encargo particular de uma igreja local.

Em julho passado, o bispo chinês Julio Jia Zhiguo, de 70 anos, membro da Igreja Católica clandestina chinesa, em comunhão com Roma, foi detido no em sua casa em Hebei e transferido a um lugar desconhecido, segundo a agência vaticana Asianews. O Governo comunista alertou o bispo sobre a detenção e chegou ao cúmulo de ordenar-lhe que dissesse aos vizinhos que seria “transferido a outro lugar para ser submetido a tratamento médico”. Segundo o Vaticano, o prelado “não estava doente e não necessita de tratamento algum”.

Dom Jia é bispo desde 1980 e ele já ficou 20 anos na prisão! Dirige uma diocese com um milhão e meio de fiéis. Não é reconhecido pelo governo chinês, que só reconhece a Igreja Católica Patriótica que criou e controla. Em todas as festas religiosas (Natal, Semana Santa, Pentecostes etc.), Dom Jia é detido e submetido a adestramento religioso pelas autoridades chinesas. Com Dom Jia, o número de prelados chineses detidos ou desaparecidos vai a 19.

Ubi episcopus – ibi Eclesia. A fórmula nos move a orar e evocar esse bispo chinês e sua igreja. Onde ele está, estamos em comunhão e oração. Onde ele está, está a Igreja. Seu testemunho e fidelidade ao colégio episcopal e ao Papa são um alento, diante da anomia eclesial tão pregada e desejada por alguns.Que cada católico ore também e sempre, pelos seus pastores.

Publicado em:

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Orar pelo Bispo. A Tribuna, Campinas – SP, p. 7, 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *